REGULAMENTO GERAL
Adigeste, reconhecida como entidade organizadora e proprietária da marca THE PADEL CUP UNITEL BFA - Campeonato Nacional de Padel Empresas, determina o seguinte regulamento:
O THE PADEL CUP UNITEL BFA - Campeonato Nacional de Padel Empresas é uma competição composta por equipas em representação de empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam actividade em Angola. As equipas devem ser compostas por jogadores nacionais, jogadores residentes, jogadores que exerçam presencialmente a sua actividade profissional em Angola e jogadores da comunidade de padel em Angola. A organização da prova, reserva-se no direito de não aceitar a inscrição de jogadores ou empresas, sem que para isso tenha que justificar a sua decisão.
O campeonato é disputado em formato Feminino e formato Masculino.
O campeonato é disputado em três Etapas de Apuramento e uma Final. As empresas/equipas acumulam pontos ao longo das três etapas de apuramento de forma a definir a sua posição na classificação geral e respectivo alinhamento na chave da Final.
A disputa dos encontros será regida pelas Regras do Jogo de Padel aprovadas pela International Padel Federation (IPF). Estas prevalecem em caso de dúvida ou não exposição no presente regulamento.
Quaisquer alterações ao regulamento com a competição a decorrer, serão feitas em defesa do conceito e bom funcionamento da competição.
Comissão Técnica da competição:
a. Tomás Fonseca;
b. Nélson Oliveira;
c. André Silva;
d. Sérgio Miranda;
e. Aurora Lopes;
f. Jorge Fonseca.
2. Direcção Técnica
a. Tomás Fonseca;
b. Nelson Oliveira;
c. Cheila Cardoso.
A Comissão Técnica e Disciplinar tem poderes para:
a. Definir o nível de um jogador por observação e/ou histórico de participação noutras competições ou edições anteriores desta mesma competição, em caso de dúvida;
b. Imputar sanções.
c. Resolução de situações em caso de dúvida ou reclamação.
d. Resolução de uma etapa em caso de chuva mediante a fase em que a mesma se encontra.
Feminino - As equipas da competição feminina são constituídas exclusivamente por atletas femininas com um mínimo de quatro (4) e um máximo de oito (8) atletas. Cada equipa feminina apenas pode ter no máximo 2 (duas) jogadoras de nível F1, de acordo com a lista oficial publicada no presente regulamento. Em caso de dúvida, a Comissão Técnica tem o poder de decidir sobre o nível de uma determinada jogadora.
Masculino - As equipas da competição masculina são constituídas exclusivamente por atletas masculinos com um mínimo de quatro (4) e um máximo de oito (8) atletas. Cada equipa masculina apenas pode ter no máximo 2 (dois) jogadores de nível M1, de acordo com a lista oficial publicada no presente regulamento ou um jogador de nível M1 e um jogador -35 anos:
2 Jogadores de nível M1: Permitido;
1 Jogador de nível M1 + 1 Jogador -35 anos: Permitido;
2 Jogadores -35 anos: Não permitido.
Em caso de dúvida, a Comissão Técnica tem o poder de decidir sobre o nível de um determinado jogador.
Não é obrigatório que a participação em competições no escalão F1 e M1 considere automaticamente o jogador ou jogadora como nível F1 ou M1 respectivamente.
A idade mínima permitida para os jogadores da competição é de 18 anos. Jogadores com a idade de 17 anos mas que completem 18 anos no corrente ano 2026, podem participar mediante apresentação da respectiva identificação pessoal.
As competições Feminina e Masculina são independentes.
Cada empresa apenas poderá inscrever até uma equipa Masculina e uma equipa Feminina.
Excepção feita a Patrocinadores e UNITEL e BFA que podem inscrever até duas equipas por escalão e Gold Sponsors que podem inscrever duas equipas no total.
Elementos de uma equipa não podem jogar por outras equipas a não ser em caso de troca entre as empresas entre a 2ª Etapa de Apuramento e a 3ª Etapa de Apuramento.
Não é obrigatório que os membros da equipa sejam quadros da empresa que representam.
A adição até um máximo de 8 elementos e substituição de elementos da equipa com a competição a decorrer, apenas pode acontecer entre etapas entre etapas:
Entre a 1ª Etapa de Apuramento e a 2ª Etapa de Apuramento: Adições de jogadores não inscritos até o máximo de 8 elementos da equipa;
Entre a 2ª Etapa de Apuramento e a 3ª Etapa de Apuramento: Adições (máximo 2 elementos) sob o mesmo critério e possibilidade de substituições de jogadores inscritos por não inscritos e entre equipas (máximo 2 elementos). A troca entre equipas deve ser validada por ambas;
Entre a 3ª Etapa de Apuramento e as Finais: Não são permitidas adições nem trocas.
A condição física e estado de saúde dos atletas são da inteira responsabilidade da equipa que representam.
É permitido exibir publicidade no vestuário dos atletas, embora essa publicidade não possa referir ideias políticas ou religiosas, nem infringir a lei, a moral, os bons costumes ou a ordem pública. Não é permitida a utilização de equipamentos referentes a outras competições. A Organização disponibiliza a várias versões do logotipo THE PADEL CUP UNITEL BFA na presente plataforma para que o mesmo possa ser aplicado no equipamento se assim for o desejo da empresa/equipa.
Lista de jogadoras F1
AMELIA HENDRICK | ANA COSTA | ANA KAMYA | ANA SANTOS MATEUS | CAMILA PEREIRA | DAINY REGO | FABIANA LIMA | FLORENCE LAVIGNOTTE | ISABEL ALMEIDA | LEONOR COELHO | MONICA CASQUEIRO | NAIARA MACHADO | ROSA DA COSTA | SOFIA BARROS | SORAIA LOPES | VISSOLELA HENRIQUES.
Lista de jogadores M1
ANDRÉ SILVA | CARLOS SOUSA | DAVID RODRIGUES | DAVID TRINDADE | DIDI | DIOGO GOMES | EDUARDO GONÇALVES | FERNANDO RODA GASPAR CABRAL | IVO REGO | JOÃO FERREIRA | JORGE LIMA | JOSE FERNANDES | MANUEL SANTOS | MÁRCIO ORIGA | MARIO WILSON | MIGUEL MATOS | MIGUEL NOLASCO | NICOLAU MONTEIRO | NUNO PACHITA | RENATO CENCI | SERGIO MIRANDA | SERGIO VIEIRA | WOJTEK DOWBOR.
Critérios utilizados na criação e votação destas mesmas listas:
1) Universo de atletas considerado
- Todos os jogadores presentes nas listas do ano passado;
- Todos os atletas com ranking Appl F1 e M1;
- Todos os jogadores que disputaram torneios F1 e M1 em 2025.
2) Metodologia de votação
- Criação de uma lista única, ordenada alfabeticamente;
- Votação individual e secreta por todos os elementos da Comissão Técnica;
- Cada atleta foi classificado como F1/M1 ou NÃO F1/M1.
3) Consolidação inicial
- Atletas com votação unânime foram automaticamente incluídos nas listas F1/M1.
4) Dimensão das listas
- Após debate, decidiu-se por maioria fixar: 24 atletas em M1 e 16 atletas em F1.
5) Segunda volta
- Entre os restantes, foram submetidos a nova votação os atletas com mais votos na 1.ª fase (a seguir aos unânimes), até completar as listas.
Notas finais
É reconhecida uma “zona cinzenta” entre os últimos selecionados e os primeiros excluídos, com níveis muito próximos.
A elevada convergência nas votações dá confiança para defender estas listas como as mais justas e equilibradas, assegurando competitividade e equilíbrio entre os jogadores mais influentes das várias equipas.
As inscrições encontram-se limitadas a 36 (trinta e seis) Equipas Masculinas e 12 (doze) Equipas Femininas. No caso de as inscrições no escalão feminino esgotarem, serão abertas 16 (dezasseis) vagas. Estas apenas serão consideradas se todas as vagas forem realmente preenchidas. (Ex: caso se inscrevam 14 (catorze) equipas, o escalão Feminino apenas será considerado com 12 (doze) equipas).
Todas as equipas participam nas 3 (três) Etapas de Apuramento, acumulando pontos em cada etapa. No apuramento para a Final, serão considerados resultados obtidos nas 3 (três) Etapas de Apuramento.
Cada equipa será representada por um Capitão de Equipa.
As inscrições iniciam-se no dia 15 de Janeiro de 2026 e terminam no dia 4 de Março de 2026.
O preço de inscrição é de 650.000,00 AOA + IVA (por equipa).
Após a inscrição da equipa e fornecimento dos dados da mesma (através do formulário de inscrição), será enviada uma factura para liquidação do valor da inscrição.
Todas as inscrições são realizadas na plataforma oficial da competição onde se concentrará toda a informação da mesma. A inscrição apenas será considerada valida após o preenchimento de todos os dados, respectivo registo fotográfico de todos os elementos e envio do comprovativo de pagamento.
A inscrição incluí:
No mínimo 6 confrontos (2 por etapa);
Welcome kit composto pela t-shirt oficial do campeonato + brindes e merchandising oferecidos pelos patrocinadores;
Acesso a todas as activações de marca dos patrocinadores.
As inscrições são feitas e apenas consideradas válidas através da plataforma oficial da prova:
www.thepadelcupunitelbfa.com
Para efeitos de lotação, as inscrições têm prioridade mediante o dia e hora em que foram submetidas.
A inscrição apenas será válida após o envio do respectivo comprovativo de pagamento e registo fotográfico de cada um dos elementos da equipa.
A competição decorre por Etapas de Apuramento.
A competição decorre com jogos disputados à melhor de 3 sets, com ponto de ouro (em caso de 40-40, ganha o jogo quem ganhar o ponto) e tie-break (até aos 7 com diferença de 2 pontos). O 3º set é disputado em formato de super tie-break (até aos 10 pontos com diferença de 2 pontos).
Cada confronto entre duas equipas disputa-se à melhor de 3 vitórias, sendo jogados 2 jogos, e em caso de empate um 3º jogo.
Não é permitido repetição de duplas no confronto entre duas equipas. No caso de haver necessidade de fazer um 3º jogo, poderão ser repetidos jogadores, mas não duplas.
Os jogos do mesmo confronto serão, sempre que possível, em simultâneo, implicando a presença de 4 jogadores da mesma equipa. No caso de uma equipa se apresentar apenas com 3 elementos, poderá disputar o primeiro jogo (n1) e perderá automaticamente o segundo (n2), tendo que ainda disputar um terceiro (n3) em caso de empate. No caso de ambas as equipas se apresentarem com 3 elementos, será disputado apenas o jogo de desempate (n3) assumindo o resultado de 6-0 6-0 para cada uma das equipas. Neste último cenário, permanece a regra de registo das 3 duplas.
Zona de Aquecimento disponível na clínica de fisioterapia oficial da competição (Fisioquintas).
Aquecimento em campo: Máximo 5 minutos com tempo de tolerância incluído (10 minutos no total). Jogos disputados no primeiro horário do dia de competição, terão até o máximo de 15 minutos de tempo de tolerância.
O início de cada jogo será efectuado através de moeda ao ar e com presença de um elemento da Organização ou Comissão Técnica. O jogo deve iniciar-se de seguida.
Cada uma das três Etapas de Apuramento é constituída por uma fase de grupos e por uma fase de eliminatórias.
Em cada uma das etapas, a composição dos grupos será sorteada. De etapa para etapa repete-se o sorteio sem que equipas que já tenham sido sorteadas no mesmo grupo em etapas anteriores possam voltar a calhar no mesmo grupo até que todas as combinações possíveis se tenham esgotado.
Em cada sorteio não haverá repetições de equipas do mesmo grupo empresarial (Ex: UNITEL 5G e UNITEL EMPRESAS).
2. Cada confronto entre duas equipas será realizado à melhor de três jogos, implicando confronto entre duas ou três duplas, pelo que o mínimo de jogadores de cada equipa é de 4 jogadores, para composição de duas duplas. No caso de haver necessidade de fazer o terceiro jogo e a equipa apenas tenha quatro atletas, a terceira dupla terá de ser constituída por um elemento da primeira dupla e um elemento da segunda dupla, não sendo possível repetir duplas durante o confronto entre duas equipas.
3. As Etapa de Apuramento decorrem com jogos disputados à melhor de 3 sets, com ponto de ouro (em caso de 40-40, ganha o jogo quem ganhar o ponto) e tie-break (até aos 7 com diferença de 2 pontos). O 3º set é disputado em formato de super tie-break (até aos 10 pontos com diferença de 2 pontos). Em termos contabilísticos, o super tiebreak é considerado como 7-6 para os critérios de desempate.
4. Na competição feminina, na Fase de Grupos são constituídos 3 (três) ou 4 (quatro) grupos de 4 (quatro equipas). Cada equipa jogará contra as outras duas ou três equipas do grupo, sendo cada confronto à melhor de três confrontos. Cada confronto será disputado à melhor de 3 set’s. Serão apuradas para a fase de eliminatórias as 8 (oito) equipas com melhor pontuação por ordem dos critérios de desempate referidos em baixo.
5. Na competição masculina, na Fase de Grupos são constituídos 12 (doze) grupos de 3 (três) equipas. Cada equipa jogará contra as outras duas equipas do grupo, sendo cada confronto à melhor de três confrontos. Cada confronto será disputado à melhor de 3 set’s. Serão apuradas para a fase de eliminatórias as 16 (dezasseis) equipas com melhor pontuação por ordem dos critérios de desempate referidos em baixo
6. Fase de Grupos: 3 pontos por vitória, 1 ponto por derrota no confronto, 0 pontos por falta de comparência.
7. Serão utilizados os seguintes critérios pela seguinte ordem (referentes apenas aos resultados da fase de grupos):
a) Melhor resultado obtido pela diferença entre número de confrontos ganhos e perdidos (pontos);
b) Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de sets ganhos e perdidos (rácio);
c) Melhor resultado obtido pelo número de sets ganhos (super tiebreak conta como set ganho e set perdido);
d) Melhor resultado obtido pela diferença entre o número de jogos ganhos e perdidos (super tiebreak contabiliza 7-6);
e) Melhor resultado obtido pelo número de jogos ganhos;
f) Confronto directo;
g) Média mais alta de idades da equipa.
Os mesmos critérios são aplicados na Classificação Geral da Competição.
8. A fase de eliminatórias será jogada no mesmo modelo da fase de grupos.
9. Número de pontos para a classificação geral:
- 4º lugar do grupo: 20 pontos;
- 3º lugar do grupo: 60 pontos;
- 2º lugar do grupo: 100 pontos;
- Oitavos de Final: 180 pontos;
- Quartos de Final: 250 pontos;
- Meias Finais: 500 pontos;
- Finalista Vencido: 700 pontos;
- Vencedor: 1000 pontos.
A posição de cada equipa na passagem da Fase de Grupos para a Fase de Eliminatórias ao longo de cada Etapa de Apuramento é determinada consoante os critérios de desempate mencionados em cima tendo em consideração todas as equipas numa classificação geral e não apenas a sua posição no respectivo grupo.
10. Antes do início de cada encontro, os capitães de equipa têm de informar em simultâneo a equipa adversária da composição das suas duas duplas obrigatórias. Esta informação será registada na plataforma da prova e divulgada em simultâneo a ambos os capitães de equipa assim que ambos preencham essa mesma informação. A equipa n3 será definida e anunciada pessoalmente e apenas no momento.
11. É da inteira responsabilidade das equipas confirmar o registo das duplas da equipa adversária, sendo que o registo fotográfico de todas as equipas está disponível na plataforma oficial da competição. Qualquer situação não regular deverá ser reportada à Organização sob pena de penalização de ambas as equipas envolvidas.
12. Cada dupla terá a denominação n1, n2 e n3 e o confronto será jogado entre as duplas do mesmo número.
A Final será jogada em regime de eliminatórias, constituída por oitavos de final (apenas para o escalão masculino), quartos de final, meias-finais e final.
As equipas não poderão alterar os jogadores para a fase final.
As equipas que não se apurarem para a Final Masters, irão disputar uma Final B em formato semelhante à Final Masters. O Escalão Masculino B será composto por 20 (vinte) equipas e o Escalão Feminino B será composto por 4 (quatro) ou 8 (oito) equipas.
Competição Feminina – Serão apuradas para a fase de eliminatórias as 8 (oito) equipas com maior número de pontos acumulados ao longo das Etapas de Apuramento. As equipas não apuradas disputam uma Final B em formato de eliminatórias.
Competição Masculina – Serão apuradas para a fase de eliminatórias as 16 (dezasseis) equipas com maior número de pontos acumulados ao longo das Etapas de Apuramento. As 20 (vinte) equipas não apuradas disputam uma Final B com um quadro em formato de eliminatórias.
A etapa final será jogada em regime de eliminatórias, constituída por oitavos de final, quartos de final, meias-finais e final para a competição masculina e quartos de final, meias-finais e final para a competição feminina.
Antes do início de cada encontro, os capitães de equipa têm de informar em simultâneo a equipa adversária da composição das suas duas duplas obrigatórias. Esta informação será registada na plataforma da prova e divulgada em simultâneo a ambos os capitães de equipa assim que ambos preencham essa mesma informação. A equipa n3 será definida e anunciada pessoalmente e apenas no momento.
Alinhamento do Masters (igual ao alinhamento das Eliminatórias nas Etapas de Apuramento)
Apenas é permitida a presença e intervenção na zona dos campos por um director técnico/treinador por equipa. Os mesmos devem estar registados e identificados por uma credencial levantada no secretariado da prova. Esta credencial deve ser devolvida no final de cada dia de competição. O não cumprimento levará à anulação do resultado da respectiva equipa.
A presença dos directores técnicos/treinadores apenas pode ser feita na troca de campo e não superior a 90 segundos. Não existem intervenções durante o tie-break e super tie-break.
Apenas jogadores que estão a disputar os jogos e respectivo director técnico/treinador podem estar presentes nos corredores de jogo. Uma vez terminado o confronto, os jogadores devem desocupar o campo e entregar as bolas de jogo às equipas seguintes ou no secretariado da prova.
Cabe ao bom senso e respeito dos jogadores em fazer cumprir todas as regras presentes neste regulamento, assim como as anunciadas pela IPF e os bons valores do desporto. Os jogadores são os seus próprios árbitros e em caso de dúvida, deve prevalecer a repetição do ponto em causa. Como último recurso, a situação em questão deve ser levada à Comissão Técnica.
O comportamento indevido e desrespeitoso para com colegas de equipa, equipas adversárias, Organização e respectivo staff será penalizado até à desclassificação da respectiva equipa após análise da Comissão Técnica.
É proibida a entrada nos corredores dos campos antes do respectivo campo estar disponível.
É proibido ocupar campos vazios com equipas incompletas, mesmo com horários disponíveis.
Os jogadores são responsáveis pela arrumação e limpeza dos campos onde disputam os respectivos jogos.
O Staff está disponível e responsável por todo o serviço inerente ao campo e respectivo jogo e não são empregados pessoais de qualquer jogador, pelo que pedidos pessoais (ex: fazer pedidos no bar ou ir buscar bolas ao secretariado) não serão atendidos.
É de bom tom avisar a equipa adversária com antecedência no caso de apenas haver 3 elementos disponíveis para o confronto em questão.
Resultado não apresentado no secretariado da prova e/ou na plataforma oficial da prova será considerado como falta de comparência. A responsabilidade de apresentar o resultado compete à equipa vencedora. Cabe à equipa derrotada validar o mesmo resultado. Em caso de não validação dentro do prazo limite, o resultado apresentado será considerado como válido.
Entende-se por Falta de Comparência quando uma equipa não compareça no dia e hora da sua prova, com uma tolerância máxima de 10 (dez) minutos ou com um número insuficiente de atletas, i.e., menos de 3 (três). Jogos disputados no primeiro horário do dia de competição, terão até o máximo de 15 minutos de tempo de tolerância.
É permitido adiar ou fazer alteração do horário anunciado pela organização desde que combinado entre ambas as equipas e posteriormente comunicado à Organização. Esta regra está à mercê de disponibilidade de horários e deve acontecer até à conclusão da presente fase da competição (Ex: um jogo dos Quartos de Final não pode acontecer após se iniciar o dia das Meias Finais). Na Etapa Final não é permitida a troca de jogos para um outro dia.
A classificação de uma Falta de Comparência será de 0/2 em vitórias, 0/6 em cada um dos dois sets de cada jogo. Em termos contabilísticos a equipa ausente receberá -12 em jogos.
Caso uma equipa não compareça durante uma etapa apuramento, terá penalização de pontos. Caso uma equipa não compareça em duas etapas de apuramento, será desclassificada da competição. A não presença em toda a competição será avaliada a possível nova inscrição numa edição futura. Fica ainda à consideração a inscrição de uma equipa em lista de espera para o lugar da equipa desclassificada.
1. Calendário da fase de apuramento
1ª Etapa - 17 a 25 de Abril @a anunciar
2ª Etapa - 22 a 30 de Maio @a anunciar
3ª Etapa - 25 de Setembro a 3 de Outubro @a anunciar
2. Calendário Final
FINAL - 20 a 28 de Novembro @a anunciar
3. Horário das Competições para cada Etapa de Apuramento (poderá ser ajustado mediante o nº de campos de cada clube)
FASE de GRUPOS: 6ª feira das 19:00h – 23:00h
FASE de GRUPOS: Sábado das 07:00h – 11:00h | 17:00h – 23:00h
FASE de GRUPOS: Domingo das 07:00h – 11:00h | 17:00h – 23:00h
FASE de GRUPOS: 2ª feira das 19:00h – 23:00h
FASE de GRUPOS: 3ª feira das 19:00h – 23:00h
OITAVOS de FINAL: 4ª feira das 19:00h – 23:00h
QUARTOS de FINAL: 5ª feira das 19:00h – 23:00h
MEIAS FINAIS: 6ª feira das 19:00h – 23:00h
FINAIS: Sábado das 17:00h – 23:00h
Etapas de Apuramento
Oferecidos pelos patrocinadores
Final
Finalistas
Troféu + Prémios Oferecidos pelos patrocinadores
Vencedores
Troféu + Prémios Oferecidos pelos patrocinadores
Site oficial: www.thepadelcupunitelbfa.com
Email oficial: thepadelcupunitelbfa@gmail.com
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/thepadelcupunitelbfa
Instagram Oficial: https://instagram.com/the_padel_cup_unitel_bfa
WhatsApp Oficial: https://chat.whatsapp.com/JTCdYHi8ZeqDBXRJxRAXkr
A gestão de jogos e resultados em dia de competição será efectuada através da plataforma interna da Organização.
Quaisquer dúvidas e omissões ao presente regulamento serão clarificadas e definidas pela organização do evento e pela Direcção Técnica do mesmo. A disputa dos encontros será regida pelas Regras do Jogo de Padel aprovadas pela International Padel Federation. Estas prevalecem em caso de dúvida ou não exposição no presente regulamento.
QUALQUER VIOLAÇÃO AO REGULAMENTO DA PROVA DÁ DIREITO À DESCLASSIFICAÇÃO DA MESMA.
O jogador ao inscrever-se na competição, reconhece o presente regulamento como soberano em todos os seus termos e condições.
A Comissão Técnica da Competição